Os testículos intra-abdominais, também conhecidos como testículos não-descidos ou testículos abdominais, referem-se a uma condição em que um ou ambos os testículos não desceram para a bolsa escrotal durante o desenvolvimento fetal normal. Normalmente, durante o desenvolvimento do feto masculino, os testículos se formam nos rins e descem pelo canal inguinal até a bolsa escrotal antes do nascimento ou nos primeiros meses de vida.
No entanto, em algumas situações, esse processo de descida não ocorre adequadamente, resultando em testículos que permanecem localizados dentro da cavidade abdominal, geralmente na área próxima aos rins. Essa condição é mais comum em bebês prematuros e pode afetar um ou ambos os testículos.
Os testículos intra-abdominais podem causar preocupação devido aos riscos associados, como maior susceptibilidade a torção testicular, desenvolvimento de hérnias inguinais e possível impacto na fertilidade no futuro. Devido a esses riscos, é comum que os médicos monitorem a situação e considerem intervenções cirúrgicas para reposicionar os testículos na bolsa escrotal. Esse procedimento é conhecido como orquiopexia.
A intervenção cirúrgica é realizada por um cirurgião pediátrico e envolve a fixação dos testículos na bolsa escrotal, onde eles deveriam ter descido naturalmente. Isso é feito para proteger a função testicular, prevenir complicações e permitir o desenvolvimento adequado do órgão.
Caso você esteja lidando com essa condição em seu filho ou tenha alguma preocupação, é importante buscar orientação médica de um especialista, como um cirurgião pediátrico ou um urologista pediátrico, para avaliar a situação específica e discutir as opções de tratamento disponíveis.
Assista os vídeos abaixo que preparei com todo carinho para informá-los e ajudá-los com seus pequenos!
Agende uma consulta com a Dra. Gabriela Horbilon.
Copyright © 2023 Dra Gabriela Horbilon. Todos os direitos reservados.
Site Desenvolvido por: