Criptorquidia é a condição em que o testículo não desce para a bolsa testicular.
Durante a gestação eles são formados dentro do abdome do bebê, perto dos rins, e têm que descer até a bolsa testicular. A bolsa testicular é o local do corpo do bebê em que a temperatura é ideal para o desenvolvimento das células do testículo.
O testículo criptorquídico (ou não-descido) é aquele que não chegou ao seu destino final, podendo estar dentro do abdome ou na parede abdominal (região inguinal).
Existem alguns casos em que o testículo desce por um trajeto errado, sendo encontrado fora da região inguinal, esse é o testículo ectópico.
A criptorquia pode atingir apenas um (unilateral) ou os dois testículos (bilateral) e é comum em bebês prematuros, podendo se resolver espontaneamente nos primeiros 6 meses após o nascimento.
Após 6 meses de idade a chance de resolução espontânea é minima e a cirurgia para correção (Orquidopexia) está indicada. A demora em realizar a orquidopexia pode causar prejuízos ao desenvolvimento testículo não descido e em casos extremos até a infertilidade!
O limite para aguardar a resolução espontânea são 6 MESES de idade!!!! Não permita que o testículo do seu filho sofra por estar fora do lugar durante muito tempo!!
Assista os vídeos abaixo que preparei com todo carinho para informá-los e ajudá-los com seus pequenos!
Agende uma consulta com a Dra. Gabriela Horbilon.
Copyright © 2023 Dra Gabriela Horbilon. Todos os direitos reservados.
Site Desenvolvido por: